ODEBRECHT ÓLEO E GÁS LEVA A SÉRIO PROGRAMA DE COMPLIANCE E JÁ TREINOU 3,5 MIL FUNCIONÁRIOS | Petronotícias




faixa - nao remover

ODEBRECHT ÓLEO E GÁS LEVA A SÉRIO PROGRAMA DE COMPLIANCE E JÁ TREINOU 3,5 MIL FUNCIONÁRIOS

qaaqaaA Odebrecht Óleo e Gás está levando a sério e ao pé da letra a questão do compliance na companhia. A empresa acaba de  concluir o treinamento de mais de 3,5 mil funcionários para disseminação do novo Sistema de Conformidade. Foi apenas uma das fases do treinamento previsto para 2017. Além disso, outros mil fornecedores estão passando por uma avaliação de riscos para garantir que estarão de acordo com as regras de conformidade da Odebrecht. O Sistema de Conformidade da companhia foi reforçado em 2016, com a contratação de Nir Lander para o cargo de Chief Compliance Officer (CCO). Ele é ligado ao Conselho de Administração da OOG, que conta com membros independentes, seguindo as indicações de melhores práticas de governança existente no mercado. Essa estrutura garante a independência dele para investigar qualquer colaborador da companhia. A partir desta mudança, diversas medidas de compliance ganharam velocidade para acelerar sua implantação, como a elaboração de políticas, diretrizes e procedimentos para que todos os colaboradores, parceiros e fornecedores se enquadrassem no novo sistema.

As sete normas do Sistema de Conformidade publicadas até o momento tratam de medidas anticorrupção que vão desde regras para relacionamento com agentes públicos, oferta e recebimento de brindes, presentes, entretenimento e hospitalidades, até um código de conduta para fornecedores. Pelas novas orientações, fica proibido ao integrante da OOG, por exemplo, dar ou receber qualquer presente de agentes públicos. As reuniões com estes agentes também devem sempre ser realizadas com a presença de pelo menos dois integrantes da OOG e com registro no sistema da empresa. Já os fornecedores passarão por um processo denominado Due Dilligence prévio à contratação do serviço, visando minimizar riscos de corrupção e lavagem de dinheiro

Nir Lander  diz que este tema é prioritário dentro da empresa: “Posso assegurar que temos o patrocínio e apoio necessários da alta direção da para implantação de todas as medidas do Sistema de Conformidade. O tema é prioritário e faz parte da agenda central do negócio e as recentes entregas provam isso na prática”

O atual Sistema de Conformidade conta também com um novo Canal Linha de Ética, um espaço exclusivo e confidencial para recebimento de denúncias – externas e internas – de atos que não condizem com normas internas e as leis vigentes. A ferramenta está disponível via internet e por telefone 0800, 24 horas por dia, e em dois idiomas – português e inglês. Esse canal é operado por uma empresa terceirizada, independente e especializada, garantindo o sigilo absoluto e a não retaliação ao denunciante. Após uma breve análise, a denúncia é encaminhada diretamente para a área de Conformidade, que apura os fatos relatados em um processo totalmente sigiloso.  O setor de compliance da Odebrecht Óleo & Gás investirá, até o fim deste ano, aproximadamente R$ 4 milhões. O valor é o dobro do total aplicado em 2016.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Hamilton Pinto da Silva Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Hamilton Pinto da Silva
Visitante
Hamilton Pinto da Silva

COMPLIANCE, serve tanto como código de ética, comissão de ética, ficha limpa ,etc…