ODEBRECHT ÓLEO E GÁS VAI ATRELAR BÔNUS DE EXECUTIVOS A METAS DE CONFORMIDADE
A Odebrecht Óleo e Gás (OOG) tomou novas medidas anticorrupção e de boas práticas. A companhia anunciou que vai atrelar as regras de distribuição de bônus de seus executivos às metas de conformidade e ao programa de integridade da empresa.
A OOG estabeleceu como meta, para esse ano, fazer com que todos seus integrantes participem dos treinamentos anticorrupção e de boas práticas. Até agora, 3,2 mil colaboradores já participaram do curso do novo Sistema de Conformidade da empresa, incluindo aqueles que ficam nas plataformas e sondas em alto mar. “O conteúdo dos treinamentos é adequado a cada grupo de funcionários e aos riscos inerentes às atividades desempenhadas por cada um deles, garantindo que todas as mensagens sejam absorvidas pelos participantes“, afirmou o Chief Compliance Officer (CCO) da OOG, Nir Lander.
Desde o ano passado, a OGG está investindo em seu novo Sistema de Conformidade, visando combater e prevenir atos de corrupção, má conduta e desvios éticos. “Estamos implantando um Sistema de Conformidade bastante efetivo e robusto, com independência e autonomia, equipe multidisciplinar dedicada, orçamento adequado ao nosso plano e, o mais importante, apoio e patrocínio da alta direção, que garante que o assunto esteja sempre no topo da lista de prioridades da empresa“, acrescentou Nir Lander.
Além dos funcionários, cerca de 1,3 mil fornecedores da empresa também estão passando por avaliação de riscos para garantir que estão de acordo com as regras de conformidade. “De acordo com a lei anticorrupção, em vigor desde 2014, a empresa contratante de um serviço pode ser responsabilizada por atos impróprios praticados por uma companhia terceirizada. Se necessário, a OOG também realizará uma auditoria in loco nas instituições parceiras”, explicou a companhia, em nota.
Aparentemente para Inglês ver, distribuição de bônus significa, incentivo para as práticas ilícitas, não acredito que isto possa dar certo.O tema é muito amplo para analisar nesta coluna.