OFERTA DE GÁS SERÁ MENOR QUE DEMANDA | Petronotícias




faixa - nao remover

OFERTA DE GÁS SERÁ MENOR QUE DEMANDA

A demanda por gás no Brasil será maior do que a oferta tanto em 2015, quanto em 2020, segundo dados do novo plano de negócios de Petrobras. O documento traz previsões para a próxima década em que estima um crescimento da demanda de mais de 108%, enquanto o aumento da produção ficará em cerca de 63%, culminando na incapacidade de suprir as necessidades de gás do país.

Para 2015, o plano de negócios estima que o Brasil tenha capacidade de oferta de 149 milhões m³/dia, enquanto a procura estará em 151 milhões de m³/dia, o que geraria a necessidade de importar mais 2 milhões de m³/dia. Em relação a 2020, essa distância aumenta, passando para 173 milhões de m³/dia a oferta e 200 milhões de m³/dia a demanda.

As principais fontes de gás serão a produção nacional, em primeiro lugar, que deve crescer cerca de 85% até 2020, e os terminais de regaseificação de GNL, que devem aumentar seus resultados em 95% até o fim da década. Em último lugar na lista das fontes vem o gás da Bolívia, que deve manter nos níveis atuais a quantidade fornecida.

A demanda deve ser aumentada principalmente pela Petrobras e terceiros, que dobrará de 38 milhões m³ diários para 76 milhões de m³/dia, e pela área de refino e fertilizantes, que deve crescer em 258% até 2020. As distribuidoras serão responsáveis pelo restante da demanda, que deverá ficar em 61 milhões de m³ até o fim da década.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of