faixa - nao remover

ÓLEO DE PALMA VEM SENDO TESTADO COMO NOVA MATÉRIA-PRIMA PARA PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO

BioetanolPesquisadores da Petrobrás vêm estudando a utilização de uma nova matéria-prima para a produção de etanol de segunda geração. O óleo de palma, popularmente chamado de dendê, é composto 40% de celulose e 20% de hemicelulose (indicativos da concentração de açúcares), números bastante próximos aos do bagaço de cana-de-açúcar e propícios para a produção de etanol.

O processo para obtenção de etanol através do óleo de palma é bastante similar ao utilizado com o bagaço de cana e já teve alguns testes realizados. Durante este mês, novos ensaios laboratoriais serão realizados para potencializar a obtenção de açúcares do cacho de palma. No próximo ano, começarão a ser feitos testes em escala piloto.

O projeto está sendo desenvolvido pela Petrobras Biocombustível e Belém Bioenergia Brasil, joint venture criada pela Petrobras Biocombustível e Galp. Este não é a única linha de pesquisa de produção de etanol de segunda geração, com quem a Petrobrás também conta com convênios com instituições importante como a Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade de São Paulo (USP), entre outras.

A Petrobrás busca com esse tipo de pesquisa por novas matérias-primas diversificar e ampliar a produção de combustíveis renováveis no país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of