OLIMPÍADAS NUCLEARES BRASILEIRAS ENTRAM NA ÚLTIMA SEMANA DE INSCRIÇÕES
A hora é agora para universitários que querem participar da nova edição das Olimpíadas Nucleares Brasileiras, organizada pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN). Até o dia 9 de maio, estudantes de graduação, mestrado e doutorado de qualquer área e de todo o Brasil, independente do estado ou instituição de ensino, podem participar do Hackapower 2025, principal hackathon voltado à inovação no setor nuclear. As inscrições podem ser realizadas neste link.
O objetivo da competição é estimular a inovação e o desenvolvimento de soluções nas áreas de energia, sustentabilidade e preservação de alimentos. Além disso, o Hackapower 2025 fortalecer a colaboração entre a indústria, academia e centros de pesquisa, promovendo o avanço da tecnologia nuclear no país. “Esperamos acelerar e facilitar e geração de ideias inovadoras e a proposição de projetos com grandes chances de serem desenvolvidos e aproveitados pela indústria”, disse Patricia Wieland (foto), diretora do Hackapower.
Na edição deste ano, o Hackapower da ABDAN contará com empresas como a ITAIPU PARQUETEC que contemplará os vencedores com uma visita as instalações em Foz do Iguaçu. A premiação ocorrerá no evento Nuclear Legacy, em outubro, em Brasília.
O início do Hackapower 2025 acontecerá durante a NT2E (Nuclear Trade & Technology Exchange), que acontecerá de 20 a 22 de maio, no Rio de Janeiro. Os participantes formarão grupos e receberão mentorias de especialistas ao longo do processo. As equipes vão trabalhar em desafios reais enfrentados pelo setor nuclear, divididos em três eixos temáticos:
– Energia: desenvolvimento de soluções para a aplicação da energia nuclear em ambientes marítimos, como a propulsão de embarcações e geração de energia em operações offshore;
– Sustentabilidade: gestão e reaproveitamento de materiais radioativos naturais (NORM), com foco na destinação sustentável de resíduos e na descontaminação de equipamentos industriais;
– Preservação de Alimentos: aplicação da radiação como tecnologia segura para aumentar a durabilidade dos alimentos e reduzir desperdícios, impulsionando sua adoção no Brasil.
Deixe seu comentário