faixa - nao remover

ONDA DE CALOR FAZ BRASIL BATER NOVO RECORDE DE DEMANDA POR ENERGIA

linha

SEM TRÉGUA – Calor excessivo eleva o consumo de energia no Brasil

Onda de calor é um “termo suave” para definir o que os brasileiros estão enfrentando nos últimos dias. O país vive um verdadeiro tsunami de calor, com temperaturas superiores a 40°C em algumas cidades. E enquanto o outono e suas temperaturas amenas não chegam, o jeito é recorrer ao ar-condicionado, o que impacta diretamente o setor elétrico. O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou que o Brasil acaba de registrar um novo recorde na demanda máxima instantânea de carga.

Na terça-feira (11), às 14h37, o ONS registrou a marca histórica de 103.335 MW de demanda instantânea, superando o recorde anterior de 102.810 MW, verificado em 22 de janeiro. Em nota, o órgão destacou que as condições climáticas tiveram participação fundamental nesse aumento, devido às altas temperaturas registradas em diferentes regiões do país. Na última segunda-feira (10), a região Sul também alcançou um patamar inédito de demanda máxima instantânea, chegando a 21.950 MW.

Para o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, o recorde evidencia a robustez do Sistema Interligado Nacional (SIN), sua capacidade de atender plenamente às demandas da sociedade e a diversidade de recursos disponíveis para isso.

E novos recordes podem estar a caminho. Isso porque o calor não dará trégua nos próximos dias. Segundo o Climatempo, em Curitiba, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 32,0°C, estabelecendo o novo recorde de calor para 2025. O recorde anterior era de 31,5°C, registrado em 23 de janeiro. Já no Sudeste, o calor se intensificará ao longo da semana, com máximas que devem ultrapassar os 40°C em diversas cidades.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of