ONESUBSEA FECHA NOVOS CONTRATOS PARA FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS PARA PETROBRÁS, ENAUTA E PRIO
A quarta-feira (1º) vai chegando ao fim, mas o noticiário do setor de óleo e gás segue movimentado. A OneSubsea, empresa do grupo SLB (antiga Schlumberger), fez um anúncio em dose tripla: a assinatura de novos contratos de fornecimento de equipamentos para a Petrobrás, a Enauta e a PRIO (antiga PetroRio). No acordo com a Petrobrás, a OneSubsea fará a entrega de 16 árvores de natal molhadas (ANMs) para o projeto de Búzios 10, no pré-sal da Bacia de Santos. A OneSubsea também celebrou contratos de ANMs em duas fases seguidas de Mero, assim como o contrato global mais recente de ANMs para campos da Petrobrás, assinado no final do ano passado.
A companhia do grupo SLB também executará serviços associados de instalação, comissionamento e manutenção em Búzios. O escopo de serviços contempla o sistema de Drill Pipe Riser, ferramentas de instalação e frentes de serviços offshore especializadas que serão responsáveis pela instalação dos equipamentos no campo.
A OneSubsea usará a base da SLB em Taubaté (SP) para construir os equipamentos para a Petrobrás. As primeiras entregas devem acontecer no primeiro trimestre de 2025. “Os times da Petrobrás e da OneSubsea trabalham em conjunto no desenvolvimento e na execução dos projetos de equipamentos submarinos visando atender o plano de negócios da petroleira da melhor forma possível”, comentou o diretor geral da OneSubsea no Brasil, Carlos Tadeu (foto principal).
FORNECIMENTO DE BOMBAS MULTIFÁSICAS PARA A ENAUTA E A PRIO
Enquanto isso, o acordo anunciado com a Enauta engloba o fornecimento de três bombas multifásicas para o campo de Atlanta, na Bacia de Santos. A OneSubsea já fornece equipamentos submarinos como árvores de natal molhadas, sistemas de conexão, sistemas de distribuição submarina e sistemas de potência há mais de 10 anos no campo. A empresa deve instalar ainda mais duas árvores de natal molhadas em Atlanta até o final do ano.
Em paralelo, a OneSubsea fornecerá ainda uma bomba multifásica para a PRIO no campo de Wahoo, na Bacia de Campos. Para lembrar, Wahoo foi projetado para operar interligado (tieback) com o campo de Frade, a uma distância de 35 km. A bomba será usada para levar o óleo a uma distância mais longa, garantido o escoamento e a produção do sistema submarino até o FPSO de Frade.
Os contratos com ambas as companhias estão previstos para entrega no prazo de dois anos. Para o diretor geral da SLB no Brasil, Bruno Alves (foto acima, à direita), os novos acordos demonstram o forte compromisso da OneSubsea no país. “Tem sido um grande trabalho de equipe junto às empresas independentes a fim de garantir o que há de mais inovador em tecnologia submarina para oferecer soluções otimizadas aos desafios que nos apresentam”, declarou.
Deixe seu comentário