ONIP APRESENTA ESTUDO SOBRE OPORTUNIDADES NO SETOR SUBSEA
A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) realizou um estudo sobre a geração, transmissão e distribuição de energia e produção submarina de óleo e gás, para a identificação de oportunidades e potenciais mercados para empresas interessadas em se tornarem fornecedoras destes segmentos. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico foi quem encomendou o estudo.
O subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis (foto), afirmou que esse estudo permite identificar e discutir, com o mercado de fornecedores nacionais e internacionais, a implantação no Estado do Rio de projetos e de investimentos, em tecnologias específicas do segmento de equipamentos e serviços subsea.
O estudo, segundo o secretário, também servirá para aproximação com diversos países, como Inglaterra, Noruega, França e Estados Unidos, para atrair empresas interessadas em firmar parcerias ou em se instalar no Estado do Rio de Janeiro.
A apresentação do estudo foi feita pelo gerente de projetos da Onip, Jorge Bruno, que destacou os sistemas alternativos de geração, transmissão e distribuição de energia para suprimento de equipamentos de subsea, que inclui a energia das marés, das ondas, térmica dos oceanos, eólica offshore, osmótica e nuclear subsea.
O estudo é uma ação do Cluster Subsea do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Firjan, Onip e Sebrae.
Deixe seu comentário