ONS INVESTIGA CAUSAS DE APAGÃO QUE AFETOU OS ESTADOS DO ACRE E DE RONDÔNIA
Um novo apagão que afetou dois estados na região Norte. Um desligamento automático do Complexo de geração e transmissão Corrente Contínua do Rio Madeira gerou uma desconexão do Sistema Elétrico dos estados do Acre e de Rondônia do Sistema Interligado Nacional (SIN), no final da tarde de quinta-feira (22). Com isso, houve interrupção de 187 MW no Acre e 797 MW em Rondônia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a recomposição total da carga dos dois estados foi concluída algumas horas depois, às 20h40. As causas do apagão ainda estão sendo apuradas junto aos agentes e serão divulgadas em relatório a ser emitido pelo ONS, posteriormente.
“Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases e comunicada à sociedade no site do Operador. Às 19h31, 691 MW haviam sido reestabelecidos, o equivalente a 70% do montante interrompido com a ocorrência. Às 20h36, 900 MW (92%)”, detalhou o ONS.
Na semana passada, moradores do Distrito Federal e de alguns municípios de Goiás ficaram cerca de duas horas de energia na última sexta-feira (16). A Eletrobrás informou que o problema aconteceu após uma falha na linha de transmissão Brasília Sul-Brasília Norte, durante trabalhos de modernização na Subestação Brasília Sul (DF), resultando em interrupção momentânea no fornecimento de energia para a distribuidora local.
Deixe seu comentário