ONS PREVÊ NÍVEIS DE RESERVATÓRIOS ACIMA DE 60% EM TODO O PAÍS

linhaoA nova versão do boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), emitido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), apresenta um cenário de estabilidade nas projeções de Energia Armazenada (EAR) ante a revisão anterior. Os percentuais esperados para o último dia do mês de março se mantêm em patamares superiores a 60%, com a estimativa do Norte ter o índice mais elevado entre todos os subsistemas (95,8%). Para as demais regiões, as perspectivas são as seguintes: 71,3% no Nordeste; 67,5% no Sudeste/Centro-Oeste; e 66,5% no subsistema Sul. Para lembrar, a EAR é a energia disponível em um sistema de reservatórios, calculada a partir da energia produzível pelo volume armazenado nos reservatórios em seus respectivos níveis operativos.

As condições favoráveis dos reservatórios, um fator importante para a garantia do atendimento às demandas de carga e potência ao longo do ano, são reflexo do trabalho do ONS em administrar corretamente os recursos, em especial porque a Energia Natural Afluente (ENA) segue inferior à média histórica para o atual período tipicamente úmido na maior parte do país”, disse o órgão. A ENA é a quantidade de água recebida por uma usina hidrelétrica que pode ser transformada em energia.

O ONS afirmou ainda que as estimativas para a ENA em 31 de março seguem como apresentado ao longo de todo o mês: somente o subsistema Sul deve registrar médias superiores à média histórica, com 142% da Média de Longo Termo (MLT). O Norte pode chegar a 75% da MLT; seguido pelo Sudeste/Centro-Oeste, com 67% da MLT, e pelo Nordeste, com 61% da MLT.

O comportamento da demanda de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) e em todos os subsistemas é de aceleração. O SIN deve registrar expansão de 6,7% (84.691 MWmed). A região Nordeste repete o padrão verificado na semana anterior e tem a previsão de maior crescimento entre os demais, com 9,5% (13.587 MWmed) e seguido pelo Norte, com 7,5% (7.420 MWmed). As projeções para o Sudeste/Centro-Oeste e para o Sul são de 6,9% (48.623 MWmed) e 3,2% (15.061 MWmed), respectivamente. Os números são comparações entre as perspectivas de março de 2024 e o verificado no mesmo período de 2023.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of