O ONS REVISA PARA BAIXO A PREVISÃO DE CARGA PARA JANEIRO E PREVÊ MAIS CHUVAS PARA A REGIÃO SUL
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou para baixo sua projeção de aumento na demanda de energia no país para o mês de janeiro. O dado consta em um novo relatório divulgado pelo órgão hoje (5). Segundo o documento, haverá um avanço de 9,1% para carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) em janeiro. Anteriormente, a expansão prevista pelo ONS era de 11,1% na semana anterior.
Simultaneamente, houve um aumento na previsão no nível de chuvas que deverão atingir as hidrelétricas localizadas no Sul durante o mesmo período. O ONS elevou sua previsão para a região, estimando afluências acima da média histórica, atingindo 114% em janeiro, em contraste com os 81% divulgados há uma semana.
Para as demais regiões do país, o operador promoveu ajustes sutis nas projeções de precipitação destinada aos reservatórios das hidrelétricas. No Sudeste/Centro-Oeste, a previsão foi elevada para 70% da média histórica, em comparação com os 68% da semana anterior. No Nordeste, a estimativa foi ajustada para 52%, em contraste com os 51% anteriores. Já no Norte, a projeção subiu para 75%, ante os 70% registrados na semana passada.
Ao término do primeiro mês do ano, espera-se que o índice de armazenamento no subsistema do Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, atinja 64,6%, ligeiramente superior aos 62,7% previstos na semana anterior.
Deixe seu comentário