OPEP+ DECIDE DAR UMA PAUSA EM SUA ESCALADA DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO A PARTIR DE 2026
Os oito países da OPEP+ (Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Cazaquistão, Argélia e Omã) concordaram em aumentar a produção do grupo em 137 mil barris por dia no mês de dezembro. A medida foi anunciada após reunião virtual do cartel realizada no domingo (2). Contudo, em razão da sazonalidade, os países optaram por manter a produção inalterada entre janeiro e março de 2026, pausando assim a expansão da produção durante o primeiro trimestre de 2026.
O período entre janeiro e março é normalmente um período de demanda mais fraca. Os oito países comprometeram-se a cumprir integralmente a Declaração de Cooperação e realizarão reuniões mensais para monitorar o mercado, a conformidade e o progresso das compensações, com o próximo encontro marcado para 30 de novembro de 2025.
Em outubro, os preços do petróleo recuaram para o patamar mais baixo em cinco meses, atingindo cerca de US$ 60 por barril no último dia 20, em meio a preocupações com um possível excesso de oferta. Desde então, porém, se recuperaram para aproximadamente US$ 65 por barril, impulsionados pelas sanções impostas à Rússia e pelo otimismo em torno das negociações comerciais dos Estados Unidos com seus parceiros.

 publicada em 3 de novembro de 2025 às 16:00                            




