faixa - nao remover

OPEP DIZ NA ROG.e QUE DEMANDA POR PETRÓLEO ATINGIRÁ 120 MILHÕES POR DIA ATÉ 2050 E PODE AUMENTAR

Lançamento do relatório durante a ROG.e

Lançamento do relatório durante a ROG.e

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) lançou durante a feira ROG.e 2024, no Rio de Janeiro a nova edição do seu relatório World Oil Outlook. Esta foi a primeira vez que o documento foi oficialmente apresentado fora da sede da instituição, em Viena, na Áustria. Segundo o relatório, a demanda deve ultrapassar 120 milhões de barris por dia até 2050, com potencial para ser ainda maior. Não há previsão de um pico na demanda por petróleo no horizonte, destaca a OPEP.

De acordo com o estudo, o consumo de energia primária aumentará 24% até 2050, impulsionado pelas regiões em desenvolvimento. Neste cenário, só o setor de óleo e gás vai precisar de investimentos de US$ 17,4 trilhões até 2050 para atender à demanda por óleo, gás e outras energias. “Nosso outlook pretende lançar luz sobre essa questão para atender o crescimento do consumo de energia. O mundo precisará de todas as energias. Temos de investir adequadamente hoje, amanhã e em muitas décadas no futuro para observar o que cada fonte de energia pode oferecer”, afirmou o secretário-geral da OPEP, Haitham Al-Ghais.

O relatório enfatiza que a fantasia de eliminar o petróleo e o gás não se relaciona com a realidade. Juntos, eles representam bem mais de 50% da matriz energética atual e são esperados para fazer o mesmo em 2050. Uma visão realista das expectativas de crescimento da demanda requer investimentos adequados em petróleo e gás, hoje, amanhã e por muitas décadas no futuro.

A publicação também destaca a necessidade de todas as energias para atender às futuras necessidades energéticas, a importância de garantir que os investimentos necessários sejam feitos, o que está relacionado a proporcionar um ambiente propício adequado, e a importância de trazer serviços modernos de energia para bilhões de pessoas que continuam sem acesso.

O Secretário Geral da OPEP disse que foi uma grande honra lançar a nova edição do relatório no Brasil em uma conferência de energia tão importante. “Tudo isso ressalta a cooperação positiva e em constante expansão entre o Brasil e a OPEP, que é ainda mais sublinhada pela Carta de Cooperação (CoC) entre os países da OPEP e não-OPEP.”, concluiu.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of