OPEP RECOMENDOU ESTENDER CORTES DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO POR CONTA DO CORONAVÍRUS
A cada dia, os temores do impacto do coronavírus vão ganhando desdobramentos. Além das maiores perdas, que são as de vidas humanas, a economia global também sofre o impacto. No setor de petróleo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) recomendou estender os cortes na produção de petróleo em seus países membros até o final de 2020.
Segundo o Ministro da Energia da Argélia e o Presidente da Conferência da OPEP em 2020, Mohamed Arkab, foi realizada uma reunião extraordinária do Comitê Técnico Conjunto do cartel, que orientou a prorrogação dos cortes até o final desse ano. Como se sabe, os países membros da OPEP decidiram no ano passado reduzir ainda mais a produção de petróleo no primeiro trimestre. O objetivo era impedir o excesso de oferta e apoiar os preços do insumo.
“A epidemia de coronavírus está tendo um impacto negativo nas atividades econômicas, particularmente nos setores de transporte, turismo e indústria, principalmente na China, e também cada vez mais na região asiática e gradualmente no mundo“, afirmou Arkab.
Como noticiamos mais cedo, quem realiza comércio de qualquer natureza com os chineses está na apreensão de perdas significativas, como é o caso do Brasil. Desde a segunda quinzena de janeiro, o petróleo recuou 15,5% e o minério de ferro teve retração de 14,3%. Até a soja, outra commodity importante, caiu mais de 5%.
Deixe seu comentário