AIE REDUZ ESTIMATIVA DE DEMANDA POR PETRÓLEO NESTE ANO E EM 2017
Dedos cada vez mais cruzados pelos escritórios das empresas de óleo e gás mundo afora, já que a última previsão da Agência Internacional de Energia (AIE), sobre a demanda por petróleo, foi desanimadora. O órgão reduziu suas previsões de procura pelo insumo neste ano e no próximo, justificando que a queda se deve à demanda “cambaleante” da Ásia, aumentando ainda mais a incerteza sobre a estabilização do preço do barril.
No seu último relatório, a AIE diminuiu sua projeção de demanda para 2016 em 100 mil barris por dia, totalizando 1,3 milhão de barris diários. Já para 2017, as estimativas caíram em 200 mil barris/dia, chegando a 1,2 milhão de barris diários.
A agência alega que a China está com desaceleração em sua economia, e graves enchentes prejudicaram a sua demanda por combustíveis. A entidade também acrescentou que a projeção poderia ser ainda menor, o que acabou não acontecendo, devido à expectativa de um inverno com temperaturas mais baixas em algumas regiões, enquanto que no ano passado o clima ficou ameno nesses locais.
O novo relatório da AIE deve acalorar os debates durante a próxima reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), no final do mês, na Argélia, onde o congelamento da produção do grupo voltará à pauta de discussões.
Deixe seu comentário