PATRULHA DA MARINHA NA AMAZÔNIA APREENDE CARGA DE MADEIRA ILEGAL EM BARCARENA, NO PARÁ
A Marinha do Brasil aumenta a fiscalização na Amazônia para coibir o contrabando ilegal de madeiras através dos Rios. Na última segunda-feira (8), o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, abordou, no o Ferry-Boat “Açaí II”, nas proximidades de Barcarena, no Pará, durante ações de Inspeção Naval da Operação Verde Brasil II. Esta operação é para prevenir e reprimir crimes ambientais na região da Amazônia Legal. A embarcação transportava 198 metros cúbicos de madeira serrada com nota fiscal e guia florestal vencidos.
Além da carga irregular, o Ferry-Boat não estava com todos os tripulantes exigidos, colocando em risco a navegação e a salvaguarda da vida humana, como preconiza das determinações da Marinha do Brasil. A embarcação foi conduzida até o Porto de São Domingos, em Belém, onde uma equipe da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental iniciou processo de autuação da embarcação e os trâmites administrativos previstos na Lei de Segurança do Tráfico Aquaviário. Os documentos da madeira irregular foram verificados por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que
participaram da abordagem com a Marinha. O material apreendido ficará sob a responsabilidade do Ibama. A Operação Verde Brasil II envolve diversos órgãos federais e está em execução desde que foi planejada, em maio de 2020. Ela autoriza o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem para prevenção e repressão de delitos ambientais, bem como combater focos de incêndio na Amazônia. As atividades no estado do Pará são coordenadas pelo Comando Conjunto Norte.

publicada em 11 de março de 2021 às 17:00 




