OPERADORES DE PETRÓLEO ESTOCAM O PRODUTO EM GRANDES NAVIOS PARA ESPERAR RECUPERAÇÃO DO PREÇO DO BARRIL
Operadores da indústria do petróleo têm cada vez mais armazenado petróleo em navios-tanque no Sudeste Asiático, enquanto lutam contra o excesso de oferta que deixou o sistema de vendas forçando o preço para baixo, mesmo em um momento em que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) tem cortado produção para apoiar a elevação nos preços. Cerca de 10 enormes velhos navios com petróleoforam fretados desde o final de maio para guardar petróleo por períodos que vão de 30 dias a 6 meses. Cada navio pode armazenar 2 milhões de barris de petróleo. Esses navios somam-se a outros 30 super-navios tanque utilizados para estocagem de longo prazo nos arredores de Cingapura e Linggi, na costa ocidental da península da Malásia.
Um dos motivos que tem guiado o uso dos navios-tanque é que os preços do petróleo para entrega imediata estão mais baixos que para vendas futuras, uma condição de mercado conhecida como “contango”. Os futuros do Brent, referência internacional, caíram 13 por cento desde o final de maio, para cerca de 47 dólares por barril. O Brent para entrega ao final de 2017 está 1,5 dólar mais caro. Para esses operadores, o armazenamento no mar parece mais lucratico, já que as taxas de aluguel estão abaixo de 20 mil dólares por dia. O custo atual de aluguel para um navio-tanque de cinco anos de idade é de 27 mil dólares por dia. Para esses operadores f az muito sentido para um operador pagar entre 16 mil e 19 mil dólares por dia para ter um navio-tanque antigo que armazene petróleo por entre 30 e 90 dias. Qualquer movimento para cima no preço do Barril, já será lucrativo, pelo volume que pode ser armazenado.
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