OPERÁRIOS NO PORTO DE AÇU TRABALHAM EM CONDIÇÕES IMPRÓPRIAS
A denúncia dos próprios trabalhadores foi fundamental. Após informações dos operários na construção do estaleiro da OSX, no Porto de Açu, fiscais do Ministério do Trabalho encontraram cerca de 200 empregados alojados em condições inadequadas.
De acordo com o grupo EBX, que está construindo o estaleiro e o Porto de Açu, a responsabilidade pelo alojamento dos trabalhadores é da empresa subcontratada Acciona. A assessoria da companhia espanhola reconheceu os problemas e afirmou estar providenciando as soluções. Nesta quarta (29), já foi disponibilizada água potável, segundo a Acciona.
O valor da multa ainda não foi definido. No local, que ganhou internamente o apelido de “Carandiru”, os trabalhadores consumiam água imprópria, conviviam com fiação elétrica exposta e sofriam com a superlotação, entre outros problemas.
Nota zero ao grupo EBX no quesito de responsabilidade social por se eximir da responsabilidade pelas condições precárias de seus sub contratados .
Inconcebível que esse gigante , com todo seu poder econômico , não contemple em sua Política de Governança Corporativa itens voltados à avaliação de seus fornecedores visando promoção e inserção de melhores práticas sociais e ambientais .
Será que os executivos do EBX também bebem água imprópria ????