ORÇAMENTO DA CONSTRUÇÃO DE JIRAU AUMENTA PARA R$ 18,5 BILHÕES
Com o atraso de mais de um ano no cronograma da obra, o volume de investimentos necessários para construção da hidrelétrica de Jirau (3.750MW) foi revisado para R$18,5 bilhões. O valor representa mais do que o dobro do orçamento inicial. A expectativa atual é que a geração de todas as turbinas ocorra no início de 2016. Das 50 unidades geradoras, oito estão em operação comercial, sendo outras 16 esperadas até o final do ano.
Segundo José Ailton de Lima (foto), membro do Conselho de Administração do consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), o orçamento de Jirau não é uma conta simples de ser feita. Entre os motivos para o aumento do valor, ele citou os dois incêndios ocorridos em manifestações no canteiro de obras, que provocaram o atraso da entrega das turbinas e custo adicional para reconstrução das instalações; o aumento de 44 para 50 máquinas do projeto inicial; a correção monetária de todos os contratos; e o aumento dos custos ambientais.
José Ailton ainda refutou qualquer briga entre os sócios do consórcio construtor formado por GDF-Suez (40%), Mitsui (20%), Eletrosul (20%) e Chesf (20%). O executivo declarou que não há expectativa de reduzir aportes, problemas para investir, ou motivo de compra de participação entre os sócios. “Enfrentamos problemas no projeto, como em qualquer grande empreendimento, mas estamos trabalhando juntos para entregar o máximo de turbinas”, acrescentou.
Deixe seu comentário