ORGANIZAÇÕES PEDEM A RETIRADA DO GÁS NÃO CONVENCIONAL DA 12ª RODADA
Diversas organizações técnicas e entidades ligadas ao meio ambiente querem a retirada da exploração de gás não convencional do edital da 12ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que será realizada na próxima quinta-feira (28), por considerarem que a extração do gás de xisto é um risco para o meio ambiente.
As entidades protocolaram nesta segunda-feira (25), na Presidência da República, uma carta aberta a presidente Dilma Rousseff pedindo que o gás de xisto seja retirado da licitação desta semana.
O representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Marcos Montenegro (foto), afirma que o Brasil não possui regulamentação para a exploração do gás não convencional. Além disso, Montenegro explicou que a extração do gás de xisto é feita diretamente da rocha geradora, o que gera um risco de vazamento para aquíferos próximos.
Segundo estimativas da ANP, o Brasil possui uma reserva de 14,6 trilhões de metros cúbicos de reserva de gás não convencional. A 12ª Rodada vai oferecer 240 blocos exploratórios terrestres com potencial para gás natural em sete bacias sedimentares, localizados em 12 estados do país.

 publicada em 25 de novembro de 2013 às 15:13                            




