OTC CONCEDE À PETROBRÁS UM PRÊMIO ESPECIAL PELA QUALIDADE DE SUAS INOVAÇÕES NO CAMPO DE BÚZIOS
A Petrobrás recebeu o principal prêmio da indústria mundial de petróleo e gás, o Distinguished Achievement Award for Companies, pelo conjunto de inovações desenvolvidas para viabilizar a produção de Búzios, o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo, no pré-sal da Bacia de Santos. A premiação foi na noite deste domingo (15) em Houston, Texas. O tradicional prêmio é concedido anualmente durante a abertura formal da Offshore Technology Conference (OTC). O Presidente da companhia, Joaquim Silva e Luna, disse que a conquista consagra a jornada tecnológica construída ao longo dos mais de 60 anos de existência da estatal. “É uma jornada de superação humana, persistência técnica, inovação e criatividade, sempre sustentada pelas mais rigorosas práticas de segurança operacional. Agradeço a todos que se empenharam ao máximo pelo sucesso do projeto de Búzios e dedico esse prêmio ao corpo técnico de excelência da companhia”, afirmou Silva e Luna.
Para tornar o projeto de Búzios realidade, a Petrobrás desenvolveu uma série de tecnologias para um cenário que combina condições desafiadoras, como águas ultraprofundas e reservatórios localizados abaixo da camada de sal, a mais de 7 mil metros de profundidade, com elevados níveis de pressão e baixas temperaturas. Para chegar a essa nova fronteira de exploração e produção, a Petrobrás desenvolveu soluções pioneiras: desde novas configurações de dutos e equipamentos submarinos até tecnologias para separação e reinjeção de CO2. Por meio dessas tecnologias, Búzios se tornou um projeto de classe mundial, que combina segurança, reservas gigantes de óleo de alta qualidade, baixo custo de extração e redução de emissões, segundo um comunicado da companhia:
“São ganhos de produtividade sem precedentes na indústria offshore mundial. Em julho deste ano, com apenas três anos de operação, o Campo de Búzios atingiu 715 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia, o equivalente a cerca de 25% da produção total da Petrobras. E a expectativa é chegar ao final da década com a produção diária acima de 2 milhões de barris de óleo equivalente por dia, tornando-se o ativo da Petrobras com maior produção.”
A Petrobrás recebeu essa premiação, esse reconhecimento internacional, pela quarta vez, numa trajetória que acompanhou sua evolução tecnológica em águas profundas e ultraprofundas. A primeira vez foi em 1992, pelas inovações desenvolvidas para o campo de Marlim, na Bacia de Campos; a segunda, em 2001, pelas soluções concebidas para Roncador; pela terceira vez, em 2015, pelo conjunto de dez tecnologias especialmente criadas para produção do pré-sal. Em 2019, a edição brasileira da Conferência (OTC Brasil) também concedeu à Petrobrás o Distinguished Achieviement Award, pelo conjunto de inovações implantadas durante o Teste de Longa Duração (TLD) de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.
[…] a divulgação das oportunidades do leilão da Cessão Onerosa, que será realizado em dezembro. Ontem, ele esteve na cerimônia de premiação da Petrobrás, que foi homenageada pelas inovações tecnológicas de Búzios. Hoje (16), ao lado do presidente […]