OTC VAI REUNIR INDÚSTRIA GLOBAL EM HOUSTON PARA DECIDIR OS PRÓXIMOS PASSOS DO SETOR DE PETRÓLEO
A indústria de óleo e gás brasileira passa por uma de suas crises mais graves de toda a história, mas a coragem dos empresários e empreendedores brasileiros nunca foi maior. Para enfrentar esse cenário duro, reerguer a cabeça depois de tantas pancadas e acreditar numa retomada das atividades, só essa virtude nacional para garantir o trabalho incessante dos que continuam correndo atrás de oportunidades e de parcerias, seja onde for. E uma dessas vertentes que mais tem sido buscada é a exportação de serviços, ou a aproximação com grupos de fora para levar o conhecimento e a força de trabalho adquirida aqui para outras regiões. Nesta linha, a Offshore Technology Conference (OTC), que se aproxima, é o principal ponto de encontro do mercado internacional de petróleo. O evento, que acontece entre 2 e 5 de maio, em Houston, nos Estados Unidos, chega a mais uma edição e o Petronotícias vai fazer a cobertura completa, trazendo aos leitores as informações mais importantes e mais recentes sobre o que acontece na feira e paralelamente a ela.
A indústria mundial do petróleo também vive uma grave crise, em função das quedas drásticas nos preços do barril, e todos os países e grandes companhias ligados à commodity estão reavaliando suas estratégias e seus investimentos para darem os próximos passos. Todo o setor petroleiro passa por um momento de readequação e autoanálise, que será um dos focos centrais da conferência.
A presença brasileira, impactada pela dura situação da Petrobrás, que atualmente se desfaz de ativos e de empregos por todas as partes, será muito importante, para mostrar ao mercado internacional que os empresários locais continuam ativos, em movimento, trabalhando de todas as maneiras possíveis para garantir os avanços que haviam sido conquistados nos anos pré-crise. Por meio do IBP, da ANP e da ONIP, com apoio do Sebrae e do Consulado Americano, muitos executivos e empreendedores brasileiros se farão presentes no evento, que também inclui uma programação paralela realizada pela Câmara de Comércio Brasil-Texas (Bratecc), voltada à aproximação de empresários brasileiros e americanos.
Além da missão oficial, há também os grupos que vem ampliando suas operações no exterior, como é o caso da Tecnofink, da Liderroll e da Radix, entre outras empresas, que já atuam nos Estados Unidos com estruturas próprias e vêm conquistando contratos e parcerias importantes no mercado americano, como também é o caso da Deepflex, comandada por brasileiros nos EUA, e a própria Petrobrás America.
A OTC se consolidou na últimas décadas como a Meca da indústria offshore, hoje com uma presença estimada em mais de 90 mil pessoas passando pelos estandes e pavilhões da conferência, que congrega delegações, empresas e executivos de 130 países.
Serão quatro dias ininterruptos de conferência, com uma novidade este ano, que são dois dias (30/04 e 01/05) de treinamentos técnicos para interessados em aperfeiçoar suas funções em diversas áreas, como tecnologias marítimas, desenvolvimento de poços, engenharia de risers para águas ultraprofundas, geologia de petróleo para engenheiros, gerenciamento de riscos, entre outras.
A abertura será realizada no dia 2 de maio, quando uma série de painéis e sessões técnicas serão realizadas, com uma sala dedicada a avaliar quais serão as grandes tecnologias do futuro; um debate contínuo em outro espaço sobre os avanços e oportunidades em Pesquisa e Desenvolvimento, acompanhando de perto os trabalhos e estudos das maiores universidades do mundo; além de palestras de apresentação dos equipamentos e sistemas inovadores que foram escolhidos para receber o prêmio Spotlight on new Technologies, em diversas categorias, que incluem projetos de empresas como Halliburton, GE, FMC Technologies, One Subsea, Lankhorst, Baker Hughes, Oceaneering, entre outras.
A programação segue nos dias seguintes com muitas atividades paralelas, incluindo a entrega do prêmio OTC Distinguished Achievement Awards, no dia 3, que celebra carreiras de muitas contribuições à indústria e empresas que tenham trazido alguma grande conquista para o segmento offshore recentemente; uma apresentação sobre as mudanças globais nas certificações API, no dia 4; e as inovações que vêm sendo desenvolvidas em programas de P&D das universidades internacionais, no dia 5, entre outras atividades. Até lá, o Petronotícias fará publicações diárias acompanhando os destaques da OTC e os planos das empresas e instituições brasileiras para o evento.
Deixe seu comentário