OURO NEGRO LEVA PARA A OTC BRASIL TECNOLOGIA DE MONITORAMENTO DE RISER FLEXÍVEL
A Ouro Negro causou boa impressão com a tecnologia de monitoramento de Rísers flexíveis que ela levou para mostrar na OTC Brasil, que termina nesta quinta-feira(26), no Riocentro. A Empresa de tecnologia, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria de óleo e gás, apresentou o MODA (Monitoramento Óptico Direto no Arame). O Sistema baseado em sensores a fibra óptica, que gera informações em tempo real sobre a integridade dos risers flexíveis. Ele já vem sendo utilizado em várias plataformas de produção em campos do pré-sal, na costa brasileira. Eduardo Costa, CEO da Ouro Negro, disse que Já forneceu mais de 200 sistemas MODA, mas que a empresa também tem outras tecnologias em processo de certificação junto à indústria de óleo e gás.
Desenvolvido a partir de um convênio entre a PUC-Rio e a Petrobrás, o MODA integra o conjunto de soluções pioneiras para o pré-sal utilizados pela estatal, que recebeu a Distinguished Achievement Award da Offshore Technology Conference (OTC), em 2015. A solução também recebeu o prêmio Inovação Tecnológica 2014 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Costa diz que “O MODA gera um grande volume de informações em tempo real sobre a integridade dos risers, sinalizando qualquer alteração que indique riscos de rompimento dessas estruturas que transportam hidrocarbonetos do poço às plataformas”.
A Ouro Negro fornece duas versões dessa tecnologia: o MODA Spy Hole, instalado diretamente nos risers flexíveis ainda na fábrica, e o MODA Retrofit, que pode ser utilizado para o monitoramento de risers flexíveis já em operação em plataformas. “É uma solução da indústria 4.0 que vêm ao encontro das necessidades do setor de óleo e gás. Com essa tecnologia, auxiliamos a tomada de decisão, minimizando riscos de acidentes e reduzindo custos com paradas de produção”, conclui o executivo da Ouro Negro.
Deixe seu comentário