P-56 COMEÇARÁ A PRODUZIR ESTE MÊS
A P-56 foi autorizada pelo Ibama a começar suas operações no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. A plataforma foi a primeira totalmente construída no Brasil, a um custo de R$ 1,5 bilhão, e deve dar início à sua produção ainda este mês.
Construída no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, a plataforma deverá operar ligada a 21 poços quando atingir o máximo da produção estimada, de 100 mil barris de petróleo e 5,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
A meta da Petrobras anunciada no mês passado era atingir a produção de 60 mil barris por dia, e o primeiro poço deve chegar a um potencial produtivo de 16 mil barris diários. A capacidade de produção total só deve ser atingida no início de 2012.
A P-56 é uma plataforma semissubmersível e foi construída pelo consórcio FSTP, que envolve a Keppel Fels e a Technip, com um índice de conteúdo local de 73%. Ela atuará a 120 km da costa, em lâmina d’água de 1.670 metros ligada a 83 risers por até 25 anos. Segundo o diretor do projeto da plataforma, José Pedro Mota, ela “pode ser considerada uma das cinco maiores do mundo”.
Deixe seu comentário