PAINEL SOBRE CASCADE E CHINOOK ATRAI GRANDE ATENÇÃO NA OTC
HOUSTON – Um dos painéis mais cheios da OTC, a sessão que apresentou o BW Pioneer, FPSO dos campos Cascade e Chinook, contou com as presenças de Cesar Palagi (foto), gerente de ativos de Walker Ridge, Jeremiah Daniel, engenheiro de sistemas marinhos, e Flavio de Moraes, gerente de poços, todos da Petrobrás.
Os convidados falaram sobre as realizações do FPSO, que foi o primeiro a ser utilizado no Golfo do México, operando em profundidades de 2.500 m, em Cascade, e 2.682 m, em Chinook. Segundo Moraes, os poços estão nas areias Lower Tertiary Wilcox, em profundidades entre 7.620 m para 8.230 m. Ainda segundo o gerente, só o reservatório tem uma espessura bruta de aproximadamente 365 m.
Moraes ainda afirmou que o projeto foi validado graças ao sucesso na perfuração e na completação dos três primeiros poços em Cascade e Chinook, o que, segundo ele, foi muito importante para a indústria do futuro próximo.
O projeto também apresentou os inúmeros desafios enfrentados para o desenvolvimento nos 10 anos seguintes ao anúncio de agências americanas, em 2001, que fez dos FPSOs uma opção de produção nos EUA.
Deixe seu comentário