faixa - nao remover

PAÍSES ASSINAM COMPROMISSOS NA COP28 PARA TRIPLICAR A GERAÇÃO NUCLEAR E RENOVÁVEL NOS PRÓXIMOS ANOS

th-960x540-whatsapp_image_2023-12-02_at_07.13.14.jpgOs governos estão aproveitando a COP28 para ampliar seus compromissos climáticos, o que inclui novos investimentos na geração nuclear e renovável. Caminhando nesse sentido, mais de 20 países de quatro continentes assinaram um declaração para triplicar a capacidade de geração de energia nuclear até 2050. O texto reconhece o papel fundamental da fonte no caminho para alcançar as emissões líquidas nulas de gases com efeito de estufa até 2050 e na manutenção da meta de limitar o aquecimento global a 1,5 graus.

Os países que endossaram a declaração são: Estados Unidos, Bulgária, Canadá, República Checa, Finlândia, França, Gana, Hungria, Japão, República da Coreia, Moldávia, Mongólia, Marrocos, Países Baixos, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, Ucrânia, Países Árabes Unidos Emirados e Reino Unido.

Para a diretora da World Nuclear Association (WNA), Sama Bilbao y León, os países que apoiam essa declaração estão assumindo um compromisso resoluto, colocando a energia nuclear no centro das suas estratégias para a mitigação das alterações climáticas. “Em nome da indústria nuclear global, expresso o meu mais profundo apreço pelo seu esforço coletivo na elaboração desta declaração ousada e pragmática. O seu compromisso com a energia nuclear não é apenas uma declaração; nós a consideramos um desafio estendido a toda a indústria nuclear em todo o mundo”, declarou.

Já o diretor-geral da Nuclear Energy Agency, William Magwood, diz que a tarefa de triplicar a energia nuclear não será fácil. Apesar disso, ele se diz otimista. “Essa declaração demonstra um reconhecimento coletivo do que é necessário. Os países que escolherem esta opção terão de trabalhar em conjunto para resolver questões como o financiamento acessível, o reforço das cadeias de abastecimento e a necessidade de uma mão-de-obra qualificada para que o sucesso seja alcançado. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos membros e parceiros para ajudá-los a alcançar esse objetivo”, afirmou.

Paralelamente a assinatura do compromisso de expansão da fonte nuclear, um grupo de 117 governos – incluindo o Brasil – se comprometeu a triplicar a capacidade mundial de energia renovável até 2030 e a reduzir a utilização de combustíveis fósseis. “Isto pode e irá ajudar a fazer com que o mundo se afaste do carvão”, disse o presidente designado da COP28, Sultan Al Jaber. O compromisso foi liderado pela União Europeia, pelos Estados Unidos e pelos Emirados Árabes Unidos. Faz parte de um plano para cortar os combustíveis fósseis do sistema energético mundial até 2050.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of