faixa - nao remover

PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO ATRAEM INVESTIMENTOS EM ENERGIA RENOVÁVEL

ImageGenOs países em desenvolvimento são atualmente os destinos mais favoráveis para investimentos em energia renovável, segundo pesquisa divulgada pela Ernst & Young (EY). O estudo aponta que enquanto projetos de energia limpa nos países desenvolvidos estão andando a passos lentos, países da América do Sul têm se destacado neste setor.

No Brasil, a capacidade instalada em energia renovável cresceu 3 GW somente neste ano e o governo registrou quase 40 GW de projetos inscritos nos leilões de novembro e dezembro. Outro destaque do continente é o Chile, que está atraindo grandes projetos, como a instalação de um sistema fotovoltaico não subsidiado, considerado o maior do mundo.

Mesmo não figurando entre as dez primeiras posições do último ranking Recai, que classifica os países de acordo com sua atratividade para investimentos em energia renovável, os países sul-americanos continuam avançando em suas participações em fontes renováveis.

“Os governos devem trabalhar mais para criar mercados estáveis, a fim de garantir os investimentos em energia”, avalia o diretor Global de Tecnologia Limpa da EY, Gil Forer (foto). “De um lado temos os países que estão revendo suas políticas energéticas, o que está levando a incerteza nos mercados. Já do outro lado, temos países que estão atraindo investidores pela implantação em larga escala [de energia renovável] e eliminação de barreiras, conforme vemos em mercados emergentes como o Brasil e a África do Sul”, acrescenta.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of