PAQUISTÃO E CHINA ASSINAM ACORDO DE US$ 4,8 BILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DE NOVA USINA NUCLEAR
Um novo e grande acordo dentro da indústria mundial de energia nuclear. O Paquistão e a China fecharam hoje (20) uma parceria de US$ 4,8 bilhões para construção de uma usina nuclear de 1,2 GW. A novidade foi anunciada pelo primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif. Os trabalhos de construção da planta, chamada de Chashma 5, começarão imediatamente após a assinatura do memorando de entendimento (MOU) entre a Cooperação Nuclear Nacional da China e a Comissão de Energia Atômica do Paquistão. A usina será construída na província central de Punjab.
O governo do Paquistão está realizando esforços para reduzir sua dependência de combustíveis fósseis. Atualmente, o país possui um total de seis usinas nucleares. A última delas foi inaugurada há dois anos, na cidade portuária de Karachi, no sul do país, com 1,1 GW de potência.
“A assinatura do Adendo ao Contrato em Chashma V hoje é um grande passo em direção à construção do projeto que adicionará 1.200 MW de energia nuclear limpa, acessível e confiável ao sistema. Este projeto faz parte do nosso plano de segurança energética para diversificar o mix de energia com foco em garantir o fornecimento de eletricidade barata para a indústria e alívio para o homem comum”, escreveu Sharif em seu perfil no Twitter.
Deixe seu comentário