PARA MELHORAR A LOGÍSTICA, DOCAS DO RIO DE JANEIRO PASSA A OPERAR UM SISTEMA DE CONTROLE DAS MANOBRAS FERROVIÁRIAS | Petronotícias




faixa - nao remover

PARA MELHORAR A LOGÍSTICA, DOCAS DO RIO DE JANEIRO PASSA A OPERAR UM SISTEMA DE CONTROLE DAS MANOBRAS FERROVIÁRIAS

docas1Já está em operação no Porto do Rio de Janeiro o Sistema de Programação e Controle das Manobras Ferroviárias (SISFER), desenvolvido pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), com um investimento da própria Autoridade Portuária no valor de R$ 90 mil. A nova ferramenta tem por objetivo a informatização dos procedimentos necessários à programação e à efetivação de entradas e saídas das composições ferroviárias, visando a melhoria da dinâmica operacional, com reflexo direto na eficiência logística dos portos. No Porto de Itaguaí, o sistema também será implantado ainda este ano.

A última apresentação sobre o sistema, antes de sua implantação, foi realizada para os representantes da operadora logística MRS. Com a implantação do sistema, serão atingidos os seguintes resultados, segundo Guilherme Carvalho: padronização e otimização de todas as fases do processo de programação e movimentação ferroviária; redução de impacto das manobras ferroviárias na eficiência dos demais modais de transporte e das operações portuárias; e o estabelecimento de condiçõestrem favoráveis para um incremento na movimentação ferroviária. O sistema permitirá ainda a integração com outros sistemas dos terminais arrendados e dos operadores portuários e ferroviários.

Antes desse software, o processo era baseado em formulários físicos, com registros complementados manualmente e a troca de informações era realizada via e-mail e telefone. Esse cenário prejudicava a comunicação entre os que operavam ou se utilizavam do modal ferroviário, gerando, por vezes, prejuízos à eficiência operacional, pois limitava e retardava o compartilhamento de informações, a rastreabilidade do processo e a consolidação dos dados para fins gerenciais. O Plano de Transformação Digital (PTD), cuja vigência é o triênio 2022-2024,   tem por objetivo promover o aperfeiçoamento do uso das tecnologias existentes, na prestação dos serviços disponibilizados pela companhia, tanto a clientes internos quanto externos. Espera-se que, através do uso de soluções tecnológicas, a Autoridade Portuária consiga propor soluções mais práticas, rápidas e eficazes, tanto em questões rotineiras quanto em necessidades mais complexas que se apresentem.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of