PARCERIA DA ABDAN, ELETRONUCLEAR E SEBRAE QUALIFICOU PEQUENAS EMPRESAS PARA FORNECIMENTO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR NUCLEAR

Captura de tela 2024-04-09 164514Após mais de três anos de intenso trabalho, mais de dez micro e pequenas empresas do Rio de Janeiro foram certificadas como fornecedoras do setor nuclear. Essa nova conquista para esses empreendedores é fruto de um projeto desenvolvido pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Eletronuclear e Sebrae-RJ. A iniciativa usou a metodologia de encadeamento produtivo, que capacita micro e pequenas empresas para inserção em diversos setores. As certificações foram entregues durante o evento Nuclear Summit, que está sendo realizado pela ABDAN, no Rio de Janeiro.

O objetivo central do projeto foi desenvolver pequenos negócios da cadeia de valor do setor nuclear, visando ao pleno atendimento aos requisitos de fornecimento da Eletronuclear. Os micro e pequenos empresários participaram de diversas rodadas de negócios durante o projeto, com previsão futura de negócios que chega a R$ 33 milhões.

Segundo a coordenadora de conexões empresariais do Sebrae-RJ, Andreia Lopes, o aumento médio de produtividade nas empresas participantes chegou a 14%. Além disso, houve ainda um crescimento de 30% no número de funcionários nessas companhias, bem como uma alta de 10% no faturamento total. Ao todo, 311 micro e pequenas empresas participaram do projeto. Desse total, 13 foram certificadas e premiadas como um troféu de destaque pelos organizadores do projeto, pois realizaram todos os módulos de Gestão Empresarial.

A coordenadora do projeto pela ABDAN e Eletronuclear, Karla Lepetitgaland, que estava há três anos trabalhando diretamente com as empresas participantes, disse que ficou muito satisfeita com o resultado final do programa. “A Eletronuclear, como âncora do setor, reconhece esse projeto e vem investindo para que a nossa cadeia produtiva seja mais desenvolvida no Brasil. Isso foi uma recomendação do governo no plano de expansão de energia. Estamos juntos com a ABDAN e Sebrae para atender essa a demanda”, disse.

O sucesso dessas empresas se traduz em oportunidade de negócios e geração de emprego e renda. Quero agradecer à Eletronuclear e ABDAN, que foram parceiros fundamentais nesse projeto”, afirmou o gerente de energia e conexões empresariais do Sebrae, Marcus Augusto Cerqueira de Vasconcellos. Já o presidente da ABDAN, Celso Cunha, lembrou do papel relevante que os micro empresários desempenham na economia brasileira. “99% de todos os CNPJs do Brasil são compostos por micro e pequenas empresas. Então, não tem nada mais importante do que adensar a cadeia de fornecedores para o setor nuclear”, declarou Cunha.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of