PARENTE AFIRMA QUE RECEBEU MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE NA REFINARIA DE PASADENA
A refinaria de Pasadena já começou a receber propostas de interessados, de acordo com o presidente da Petrobrás, Pedro Parente. O executivo ressaltou, contudo, que os procedimentos para a venda da unidade ainda estão em fase inicial. Parente declarou que até o momento recebeu uma mensagem de manifestação de interesse de um investidor na aquisição da refinaria, localizada nos Estados Unidos.
“Isso [a venda da refinaria] tem que ser feita de acordo com a nova sistemática aprovada pelo Tribunal de Contas da União, nós não podemos fazer negociação direta“, declarou o executivo durante o Fórum de Investimentos Brasil.
A estatal colocou o ativo à venda no mês passado. A refinaria ganhou destaque nacionalmente após as suspeitas envolvendo a compra da unidade, durante a gestão de José Sérgio Gabrielli e com Dilma Roussef na presidência do Conselho de Administração da companhia.
A Refinaria de Pasadena enfrenta muitos problemas com órgãos ambientais dos Estados Unidos. As estimativas apontam que a unidade, comprada por US$ 1,2 bilhão pela Petrobrás , só alcance um preço no mercado inferior a US$ 200 milhões.
Como esta é a unidade mais rentável da Petrobras e de menor capacidade ociosa estão justificadas tanto as propostas de compra como a oportunidade ansiada por Parente e séquito de se desfazer mais e mais dos ativos rentáveis da Petrobras justificadores das suas nomeações de “gestores”, com papel precípuo de findar com a empresa. Enquanto isso o governo dos USA dão vazão cada vez maior na ocupação uso das sondas ociosas das suas companhias que investem e perfuram cada vez mais os caros e subsidiados shale oil&gas e nos arenitos (tight) do Permiano. Assim lá o desemprego diminui e o… Read more »