faixa - nao remover

PARLAMENTARES SE MANIFESTAM CONTRA RENOVAÇÃO DE ACORDO NUCLEAR COM A ALEMANHA

sarney-filho1Diante da proximidade da renovação automática do acordo de cooperação nuclear entre Brasil e Alemanha, assinado em 1975 e válido até o fim deste ano, a bancada do Partido Verde lançou um manifesto contra a manutenção do pacto. Em reunião com o ativista social e ambientalista Chico Whitaker, os parlamentares decidiram apresentar requerimento nas comissões de Meio Ambiente da Câmara e do Senado para divulgar uma moção contra o antigo acordo e pelo fortalecimento de outro, em vigor desde 2012, que se refere à cooperação entre os dois países no setor de energias renováveis.

Segundo o líder do Partido Verde, Sarney Filho (foto), desde o acidente nuclear de Fukushima, no Japão, em 2011, evidenciou-se o risco no uso desse tipo de energia. “No Brasil, o custo-benefício nos diz que não precisamos de energia nuclear, que já foi importante durante a Guerra Fria para o desenvolvimento da tecnologia nuclear, que agora já temos. Energia nuclear para gerar eletricidade não é necessária e é muito perigosa”, explicou.

De acordo com Chico Whitaker, na Alemanha também há uma mobilização de parlamentares contra a renovação do acordo. “O problema nuclear no Brasil e no mundo não é um problema técnico, político ou econômico. É ético. Nós não temos o direito de colocar a população brasileira sob o risco de um acidente de Fukushima”, argumentou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of