PARLAMENTO EUROPEU ADOTA MEDIDAS PUNITIVAS E EMBARGO TOTAL ÀS IMPORTAÇÕES RUSSAS DE PETRÓLEO, GÁS, CARVÃO E COMBUSTÍVEL NUCLEAR

parlamento foraO Parlamento Europeu adotou uma resolução pedindo “medidas punitivas adicionais”, incluindo um embargo total imediato às importações russas de petróleo, carvão, gás e combustível nuclear. Esta decisão deve ser acompanhada por um plano para garantir a segurança do fornecimento de energia da UE, bem como uma estratégia para “reduzir as sanções caso a Rússia tome medidas para restaurar a independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas e remova completamente suas tropas do território da Ucrânia”. O texto foi aprovado por esmagadora maioria de 513 votos contra 22 e 19 abstenções. Embora essas resoluções não sejam vinculativas, elas podem aumentar a pressão sobre os Estados membros.

A UE está pagando à Rússia cerca de 800 milhões de euros por dia pelo fornecimento de combustíveis fósseis, de acordo com o eurodeputado de centro-direita Siegfried Muresan, que disse que um embargo total era necessário para parar de financiar a guerra na Ucrânia. Durante um debate em plenário na quarta-feira, o chefe de relações exteriores da UE, Josep Borrell, também disse que a Europa pagou cerca de 35 bilhões de euros à Rússia por fornecimento de energia desde o início da guerra, em comparação com o 1 bilhão de euros que o bloco deu à Ucrânia para se armar. Um embargo total teria que andar de mãos dadas com uma proposta da Comissão Europeia para garantir a segurança do fornecimento de energia da UE, disseram os eurodeputados.

Dados do Eurostat para 2020 mostram que a Rússia forneceu 20,2% do urânio do bloco, a matéria-prima do combustível nuclear, para os estados membros da UE. Isso oparlamento coloca em segundo lugar atrás do Níger (20,3%), com o Cazaquistão (19,2%) em terceiro e o Canadá (18,4%) em quarto. Outros fornecedores incluem Austrália (13,3%) e Namíbia (3,8%). A produção da UE permanece baixa, com o urânio originário de fora da UE 27 representando 95% do consumo total, de acordo com a Comunidade Europeia de Energia Atômica. No entanto, obter o urânio não é o único elemento de abastecimento de usinas nucleares – ele também deve ser enriquecido. A Rússia fornece cerca de 35% do urânio enriquecido globalmente e tem a maior capacidade de enriquecimento do mundo, com a China em segundo lugar. Entre os membros da UE, os países com capacidade de enriquecimento incluem Alemanha, Holanda e França.

Além disso, um número significativo de reatores nucleares na Europa são projetados na Rússia – 18 de 103, em cinco dos 13 estados membros nucleares da UE: Bulgária, Finlândia, Hungria, Eslováquia e República Tcheca. Esses reatores contribuem significativamente para o fornecimento de eletricidade de alguns países. No caso da República Tcheca, a energia nuclear representa um terço da produção de eletricidade, e os quatro reatores da Hungria respondem por quase metade de suas necessidades de eletricidade. As usinas nucleares europeias projetadas na Rússia dependem em grande parte ou totalmente de empresas russas para a fabricação de combustível.

Na Ucrânia, 15 reatores de energia comerciais baseados em projetos soviéticos geram mais da metade de toda a eletricidade. O Departamento de Energia dos EUA e a Ucrânia estão trabalhando com a Westinghouse para substituir o combustível Rosatom para a frota nuclear da Ucrânia, que após seis semanas de guerra ainda fornece mais da metade da eletricidade do país. O combustível fabricado pela Westinghouse agora gera energia em seis unidades ucranianas, com os engenheiros precisando até meados da década para fornecer o restante.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of