faixa - nao remover

PARLAMENTO IRANIANO APROVA LIMITAÇÕES NO PLANO NUCLEAR POR FIM DE SANÇÕES ECONÔMICAS

HassanRouhaniO desenvolvimento nuclear gera incertezas em certos ambientes, principalmente em países que trabalham essa tecnologia em nome de fins menos nobres que os energéticos. Este é o caso do Irã, que vem sofrendo há anos com sanções econômicas impostas por conta do plano nuclear nacional. No entanto, nessa semana, o parlamento do país aprovou a implementação do Joint Comprehensive Plan of Action (JCPOA), acordo internacional que limita as atividades nucleares do país.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores iraniano afirmou que o presidente do Irã, Hassan Rohani (foto), vê as sanções impostas pelas Nações Unidas como a questão mais importante a ser enfrentada pela nação. “Se quisermos superar os problemas, precisamos de esforços extraordinários e um salto à frente”, disse.

Outros países já assinaram o documento, como China, França, Alemanha e Rússia, Estados Unidos e União Euroéia. No documento, o Irã aceitou limitar as suas atividades de enriquecimento de urânio, eliminar seu estoque de urânio enriquecido a médio prazo e limitar seu estoque de urânio enriquecido ao longo dos próximos 15 anos.

Agora, fica a expectativa da visita de uma comitiva da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEE, em inglês). Até o final deste ano a entidade deve mandar representantes capazes de avaliar as dimensões militares atingidas pelo programa nuclear iraniano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of