Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

PARNAÍBA GÁS NATURAL DECLARA COMERCIALIDADE DE CAMPO NO MARANHÃO

Pedro ZinnerO campo de Fazenda Chicote, batizado como Gavião Caboclo, teve sua comercialidade declarada pela Parnaíba Gás Natural. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) já recebeu a documentação de comercialidade da descoberta de gás, localizada no bloco PN-T-49, na bacia terrestre do Parnaíba, no Maranhão.

O volume de gás estimado pela companhia é de 5,2 milhões de metros cúbicos, espalhados pelos quatro municípios que compõe a descoberta – Igarapé Grande, Pedreiras, Trizidela do Vale e São Luís Gonzaga do Maranhão. O início da produção está previsto para o ano que vem.

“Esta é a segunda declaração de comercialidade obtida pela companhia em um intervalo de três meses. Juntos Gavião Caboclo e Gavião Branco Sudeste têm volume estimado de gás in place de 6,54 bilhões de metros cúbicos. Estes dois novos campos são fundamentais para atingir a meta da companhia de elevar a capacidade de produção para 8,4 milhões de m³/dia em julho do ano que vem”, afirmou o presidente da companhia, Pedro Zinner (foto). O campo de Gavião Branco Sudeste teve sua comercialidade declarada em março.

A companhia agora tem 180 dias para entregar o Plano de Desenvolvimento da área. O projeto preliminar prevê que o gás seja escoado para o campo de Gavião Branco, também na Bacia do Parnaíba, através de um gasoduto. De lá, o gás seguirá para a Unidade de Tratamento de Gás (UTG) por outro gasoduto, de aproximadamente 40 km de extensão.

A expectativa da companhia é de que ainda este ano declare a comercialidade de Fazenda Santa isabel e Fazenda Santa Vitória. O desenvolvimento dos novos campos produtores integra o planejamento da empresa para elevar em 70% a capacidade de produção de gás até julho de 2016. Atualmente são produzidos, em média, 4,9 milhões de m³/dia e a meta é atingir um patamar de produção de 8,4 milhões de m³/dia.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários