faixa - nao remover

PARNAÍBA GÁS NATURAL DECLARA COMERCIALIDADE DE CAMPO NO MARANHÃO

Pedro ZinnerO campo de Fazenda Chicote, batizado como Gavião Caboclo, teve sua comercialidade declarada pela Parnaíba Gás Natural. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) já recebeu a documentação de comercialidade da descoberta de gás, localizada no bloco PN-T-49, na bacia terrestre do Parnaíba, no Maranhão.

O volume de gás estimado pela companhia é de 5,2 milhões de metros cúbicos, espalhados pelos quatro municípios que compõe a descoberta – Igarapé Grande, Pedreiras, Trizidela do Vale e São Luís Gonzaga do Maranhão. O início da produção está previsto para o ano que vem.

“Esta é a segunda declaração de comercialidade obtida pela companhia em um intervalo de três meses. Juntos Gavião Caboclo e Gavião Branco Sudeste têm volume estimado de gás in place de 6,54 bilhões de metros cúbicos. Estes dois novos campos são fundamentais para atingir a meta da companhia de elevar a capacidade de produção para 8,4 milhões de m³/dia em julho do ano que vem”, afirmou o presidente da companhia, Pedro Zinner (foto). O campo de Gavião Branco Sudeste teve sua comercialidade declarada em março.

A companhia agora tem 180 dias para entregar o Plano de Desenvolvimento da área. O projeto preliminar prevê que o gás seja escoado para o campo de Gavião Branco, também na Bacia do Parnaíba, através de um gasoduto. De lá, o gás seguirá para a Unidade de Tratamento de Gás (UTG) por outro gasoduto, de aproximadamente 40 km de extensão.

A expectativa da companhia é de que ainda este ano declare a comercialidade de Fazenda Santa isabel e Fazenda Santa Vitória. O desenvolvimento dos novos campos produtores integra o planejamento da empresa para elevar em 70% a capacidade de produção de gás até julho de 2016. Atualmente são produzidos, em média, 4,9 milhões de m³/dia e a meta é atingir um patamar de produção de 8,4 milhões de m³/dia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of