PARQUE EÓLICO MINUANO RECEBE LICENÇA DE OPERAÇÃO DO IBAMA
O Ibama concedeu ao Parque Eólico Minuano, no Rio Grande do Sul, a licença ambiental necessário pra que a usina entre em operação. São 23 geradores eólicos, com capacidade de geração de em média 2 megawatts, totalizando 46 megawatts para o parque inteiro. O Parque Eólico Minuano integra o Complexo Eólico Campos Neutrais, sob controle da Eletrosul, que é o maior complexo eólico da América Latina. Ao todo, reúne uma potência de 583 megawatts. A rede de energia do parque, que faz a ligação dele com a subestação, está instalada debaixo da terra.
O estudo ambiental realizado na região foi longo e levou em consideração fatores como a travessia de animais na rodovia, marcação de indivíduos de espécies ameaçadas e ações especificamente determinadas para cada uma delas. A preservação da lógica do sistema hídrico foi essencial para afetar ao mínimo o ecossistema da área. Encaminhado pelo Núcleo de Licenciamento Ambiental do Ibama no Rio Grande do Sul, a licença prevê acompanhamento da influência da instalação nas espécies locais, como aves e morcegos.
O Parque Eólico Minuano é o mais ao sul do Brasil, com um gerador instalado a 650 m de distância da fronteira com o Uruguai.
Deixe seu comentário