PASSEATA CONTRA NOVA DISTRIBUIÇÃO DOS ROYALTIES REÚNE 200 MIL NO RIO
A população carioca encheu as ruas do Centro do Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira (26) para protestar contra a nova distribuição dos royalties aprovada pelo Congresso. As estimativas da Polícia Militar apontam que cerca de 200 mil pessoas estiveram presentes na passeata, que seguiu da Candelária até a Cinelândia, sob brados de “Veta, Dilma”.
A presidente Dilma Roussef ainda está analisando a nova lei e tem até sexta-feira (30) para dizer se vai vetar a lei ou algum ponto dela. O governador do Rio, Sérgio Cabral, foi o principal organizador da passeata e estima que, caso a lei entre em vigor como foi aprovada, fará com que o estado perca cerca de R$ 3,4 bilhões já em 2013.
O movimento é contra a retirada de receitas dos estados produtores de petróleo nos próximos anos, como prevê a nova lei. De acordo com estimativas do governo, as perdas para o Rio de Janeiro podem alcançar R$ 77 bilhões em 2020.
Com a nova distribuição, a parcela relativa à participação dos estados produtores cai de 26% para 20% no próximo ano, enquanto os municípios produtores deixam de receber 26% para receber 15% em 2013, culminando em 4% em 2020. Já os estados não produtores aumentarão as receitas dos atuais 7% para 21%, enquanto as cidades não produtoras passarão de 1,75% para 21% de arrecadação com os royalties.
Deixe seu comentário