PDVSA CRIA JOINT VENTURE COM EMPRESA RUSSA PARA EXPLORAR BLOCOS DA BACIA DE ORINOCO
Em cerimônia realizada nas instalações da PDVSA Petromonagas Upgrader, a estatal venezuelana assinou um contrato com a empresa russa Rosneft para a criação da joint venture Petrovictoria, que irá operar nos blocos Carabobo 2 e Carabobo 4, na bacia do Rio Orinoco, sudeste da Venezuela. O documento ainda precisa ser aprovado pelo congresso do país. O documento foi assinado pelo presidente da PDVSA, Rafael Ramírez (foto), e pelo presidente da Rosneft, Igor Sechin.
Enquanto inicia novos projetos a PDVSA permanece com a entrada dos recursos para a construção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), acordo feito com a Petrobrás em 2005, pendente. Pelo combinado na época, a empresa venezuelana seria a responsável por 40% dos aportes para o projeto, mas até agora não entrou com nenhum centavo.
O início das operações da Petrovictoria está previsto para o ano de 2017, quando os dois blocos deverão estar produzindo 120 mil barris de petróleo bruto por dia. Se o acordo for concretizado, a PDVSA receberá um empréstimo de US$ 1,5 bilhão da Rosneft para construir as instalações de produção e um sistema para transformar o petróleo de Orinoco em um produto mais leve e valioso.
Deixe seu comentário