PDVSA DEVE CONTINUAR NA RNEST | Petronotícias




faixa - nao remover

PDVSA DEVE CONTINUAR NA RNEST

O ministro de Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez, assegurou que a PDVSA não vai deixar a parceria com a Petrobras na Refinaria Abreu Lima (Rnest), em Pernambuco. Ramírez também é o presidente da empresa petroleira venezuelana e afirmou que estava na mão dos bancos, por isso o investimento da companhia acabou ficando para o final do prazo.

A Rnest terá capacidade para processar 230 mil barris de petróleo pesado venezuelano por dia, e já está com 35% da obra concluída, segundo a Petrobras. O acordo para a construção conjunta foi anunciado em 2005, por Lula e Hugo Chávez, porém em 2007 a companhia brasileira começou sozinha a tocar o empreendimento. Desde então já foram investidos R$ 7 bilhões, mas a PDVSA, que seria responsável por 40% dos recursos, ainda não entrou com capital. O valor de investimentos totais estimados para a refinaria está avaliado em cerca de US$ 15 bilhões.

O interesse da Petrobras na parceria é a possibilidade de entrar na faixa de Orinoco – uma das áreas com mais petróleo na Venezuela – como exploradora de poços na região, que seria permitida após o acordo.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of