PELO TERCEIRO ANO SEGUIDO, PETROBRÁS BATE RECORDE DE DEPÓSITO DE PATENTES
Pelo terceiro ano consecutivo, a Petrobrás alcançou um novo recorde de depósitos de patentes, totalizando 142 registros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse desempenho supera as marcas dos dois anos anteriores, que foram de 119 e 128 depósitos, respectivamente. A empresa saiu da 5ª posição no ranking de depositantes em 2019 para o 2º lugar em 2020 e, desde o ano passado, lidera os pedidos de patente. Além disso, a Petrobrás ultrapassou a marca de 1200 patentes ativas, mantendo sua posição de destaque entre os depositantes nacionais, incluindo empresas e universidades.
“É com muita satisfação que comemoramos mais esse feito da Petrobrás, uma empresa que, aos 70 anos, é um exemplo do que a inovação pode fazer. Esse resultado comprova a importância do nosso crescente investimento em pesquisa, que gera benefícios para a sociedade, com aumento da segurança e descarbonização das nossas operações e contribui significativamente para o movimento de transição energética justa que empreendemos”, disse o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.
Responsável pelo depósito de patentes, o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) completou 60 anos em 2023. Com cerca de mil pesquisadores próprios e 9 mil associados, é dedicado exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e articula os esforços de PD&I da Petrobras. O Plano Estratégico da empresa, divulgado recentemente, prevê investimentos de U$ 3,6 bi em P&DI, de 2024 a 2028, o maior da história da empresa, com previsão do aumento de aportes em descarbonização e novas energias em torno de 30% em 2028.
“Para a Petrobrás, tecnologia e conhecimento são fundamentais para um desenvolvimento sustentável, isso está no DNA da companhia. Nossas metas de PD&I visam à eficiência assim como a diversificação de negócios futuros, por meio da inovação e o portfólio de patentes será cada vez mais robusto em consequência disso. Contamos com o maior centro de pesquisas da América Latina, o Cenpes, que interage com todo ecossistema inovador do país”, destacou o diretor de Engenharia Tecnologia e Inovação da companhia, Carlos Travassos.
Deixe seu comentário