PESQUISA APONTA APOIO DA POPULAÇÃO SUÍÇA À MANUTENÇÃO DA ENERGIA NUCLEAR
Uma pesquisa realizada com 2.200 pessoas na Suíça, onde o governo decidiu por não continuar a utilizar usinas nucleares após um período de desligamento gradativo delas, em função do acidente de Fukushima, mostrou que a população discorda da política adotada pelo país, que tem 40% de sua energia fornecida por cinco unidades nucleares.
De acordo com o estudo, 64% dos entrevistados afirmaram considerar os reatores essenciais para o atendimento à demanda energética do país, sendo que 68% defenderam a manutenção das usinas pelo maior tempo possível, desde que sejam garantidos os altos níveis de segurança.
A pesquisa, desenvolvida pela empresa DemoScope, se mantém de acordo com um referendo que havia sido realizado no país em 2011, um mês antes do acidente ocorrido no Japão. Na data, a maioria da população aprovou o uso da energia nuclear para abastecer a nação.
Os cidadãos ouvidos na nova análise afirmaram ainda que o tema deve ser debatido mais abertamente com a população. Para 78%, deve haver uma votação em relação ao plano de fechar todas as usinas nucleares até 2035, sendo que 88% ressaltaram que a transição da matriz não deve colocar em risco a capacidade de suprimento energético nacional.
Deixe seu comentário