PESQUISA AVANÇADA MOSTRA O COMPORTAMENTO DO MERCADO DE URÂNIO NO MUNDO DURANTE A PANDEMIA
A maioria dos entrevistados da tradicional pesquisa anual de verão da UxC concordou que o mercado de urânio até agora administrou os efeitos da pandemia de forma eficaz e está se mostrando robusto. “Apesar de alguns problemas iniciais com a produção da mina. Há um consenso geral de que a crise não prejudicará o futuro da energia nuclear,” disse UxC. A pesquisa semestral da UxC pergunta às concessionárias e fornecedores de combustível nuclear sobre os preços futuros (à vista e de longo prazo), planos de aquisição e sua visão do impacto das mudanças, como fechamentos e reinicializações de minas antecipadas. Este ano, também perguntou sobre o impacto do COVID-19. Essa pesquisa é a principal fonte de publicações, serviços de dados, pesquisa de mercado e análise do setor sobre os mercados globais de ciclo de combustível nuclear
Muitos entrevistados observaram que as reduções nas operações de mineração em resposta à pandemia já haviam sido totalmente consideradas pelo mercado. Do lado da demanda, a UxC encontrou uma mistura de opiniões. Embora poucos acreditem que a pandemia causou ou causará uma grande interrupção nas operações de energia nuclear, muitos concordam que alguma redução da demanda é inevitável. Alguns acham que as questões relacionadas ao COVID afetarão diretamente o tempo de entrada no mercado, e não os volumes.
Questionados sobre as lições da pandemia para o mercado de combustível nuclear, os entrevistados destacaram a necessidade de “esperar o inesperado”, embora as concessionárias tendam a dizer que a pandemia provou que suas próprias estratégias de mitigação de risco eram adequadas. Vários entrevistados destacaram a capacidade das usinas nucleares e do setor do ciclo do combustível de operar de forma relativamente ininterrupta durante o pico dos bloqueios no início deste ano.
A grande maioria dos entrevistados acredita que a trajetória da energia nuclear global não será afetada. Outros achavam que isso alteraria a economia global de maneiras que poderiam influenciar a energia nuclear, inclusive mudando o sentimento dos investidores sobre o setor. Isso poderia incluir uma mudança mais rápida para as energias renováveis ou o rápido desenvolvimento de reatores pequenos ou avançados, disseram eles.
Muitos disseram que a pandemia havia demonstrado o valor da energia nuclear para o mundo no fornecimento de eletricidade de base confiável. A maioria espera que os efeitos de curto prazo devido à menor demanda de energia e outros problemas, como interrupções prolongadas para gerenciar os riscos do COVID-19, sejam temporários, com usinas nucleares se recuperando totalmente aos níveis pré-pandêmicos relativamente em breve. “Na verdade, alguns acreditam que a energia nuclear acabará ganhando significativamente com a pandemia, pois seus atributos positivos serão mais plenamente apreciados no longo prazo”, disse a empresa.
Deixe seu comentário