PESQUISA INDICA AUMENTO NA DURAÇÃO DE CONTRATOS DE SONDAS DE PERFURAÇÃO | Petronotícias





PESQUISA INDICA AUMENTO NA DURAÇÃO DE CONTRATOS DE SONDAS DE PERFURAÇÃO

teresa-wilkie-image-credit-westwood-130939À medida que a utilização de plataformas de perfuração offshore aumenta e a disponibilidade dessas unidades diminui, o mercado registra um aumento acentuado na duração da concessão de novos contratos, bem como de novas oportunidades de licitação. Ao longo da última década, a duração dos novos negócios de sondas atingiu o pico em 2013 para plataformas autoelevatórias e em 2014 para plataformas flutuantes (semisubmersíveis e navios sonda). Uma análise da Westwood mostra que a duração de tais acordos diminuiu durante a recessão prolongada e acabou por atingir o mínimo em 2018 e em 2019 para os jackups, mas voltou a ganhar força desde que a recuperação do mercado global de plataformas começou em 2021.

Em média, a duração dos contratos de sondas auto-elevatórias aumentou 36% em comparação com 2021, enquanto que a dos navios-sonda aumentou 41%. Já no caso das unidades semissubmersíveis, a duração cresceu impressionantes 117%.

As áreas que impulsionaram esses aumentos no ano passado variam bastante de acordo com o tipo de plataforma. Os navios sonda têm uma duração média global de 569 dias no acumulado do ano de 2023, impulsionados pela América do Sul (698 dias), México (1.080 dias), Mediterrâneo (500 dias), Índia (451 dias) e Oeste da África (517 dias). Enquanto isso, as semissubmersíveis estão atualmente com uma duração média global de contrato de 384 dias, e as áreas que impulsionam a demanda são a América do Sul (414 dias), o México (953 dias), o Mar do Norte (369 dias), o Extremo Oriente (627 dias) e Austrália (309 dias).

sondaA demanda por unidades auto-elevatórias vem de áreas bem diferentes daquela de plataformas em águas profundas, e principalmente onde há uma forte presença de uma empresa petrolífera nacional (NOC). A duração média do contrato global até agora neste ano é de 661 dias, e as maiores áreas de demanda vêm do Golfo Pérsico (1.165 dias), seguido pela Índia (840 dias), Extremo Oriente (528 dias) e México (457 dias).

Desde 2022, os prêmios com maior duração de contrato têm sido para auto-elevatórias no Oriente Médio. Notavelmente, a ADNOC Offshore fechou seis negócios no ano passado, todos com duração de 15 anos cada. Desde então, a mesma operadora concedeu uma infinidade de novos acordos de auto-elevatórias de longo prazo, cinco dos quais foram firmados em junho deste ano por 10 anos cada.

Os negócios de plataformas flutuantes (semissubmersíveis e navio sonda) até agora foram fixados em até cinco anos de duração, como visto recentemente em novos acordos para as sondas Deepsea Stavanger e Stena Evolution.

A Westwood acredita que um aumento adicional na média de acordos de plataformas de perfuração será observado no próximo ano. Curiosamente, já existem licitações de 10 anos no mercado para um par de navios sonda necessários para campanhas que começam no início de 2025, o que não é surpreendente, considerando que a utilização comercializada de ativos de sexta a oitava geração já está em 97%”, disse a analista da Westwood, Teresa Wilkie.

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