PESQUISA REVELA QUE 75% DOS BRASILEIROS SE PREOCUPAM COM POSSÍVEL RACIONAMENTO DE ENERGIA
A necessidade de racionamento de energia ainda neste ano é um risco considerado de médio a muito alto por 75% dos brasileiros. O dado é resultado de uma pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pela Abraceel, que lançou a campanha “A Energia da Democracia é Livre”, encampada por mais de 60 empresas e organizações de todo o país. “Pode-se perceber que o cidadão acompanha os problemas de abastecimento que o setor vem enfrentando. Por incrível que pareça, a agenda da eficiência energética está na cabeça do cidadão, mas não das autoridades”, afirmou Reginaldo Medeiros (foto), presidente da Abraceel.
Segundo a pesquisa, 88% dos brasileiros querem que seja iniciada imediatamente uma campanha de conservação de energia, de maneira a evitar que a falta de luz se torne um problema crônico. Quase 80% dos entrevistados gostariam de ter a possibilidade de gerar eletricidade em suas residências por meio de placas fotovoltaicas ou equipamentos eólicos. “Nesse caso, a ampliação do mercado livre para todos os consumidores residenciais, como já ocorre nos países desenvolvidos, é fundamental”, avaliou Medeiros.
A Abraceel vai entregar a pesquisa aos candidatos à presidência da República, de maneira a obter um compromisso com uma agenda de liberdade do setor elétrico. Fundada no ano 2000, a associação conta com 66 empresas participantes, responsáveis por 98% dos contratos contabilizados no âmbito do mercado livre.
Deixe seu comentário