PESQUISADORES BRASILEIROS DESENVOLVEM PROJETO QUE LEVARÁ ENERGIA RENOVÁVEL PARA LOCAIS ISOLADOS DO BRASIL
Pesquisadores e alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolveram um projeto inovador que promete levar energia renovável a localidades isoladas do Brasil e contribuir para a descarbonização da Amazônia. O sistema é fruto de uma parceria entre a instituição de ensino com a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A tecnologia vem sendo testada, de forma experimental, no laboratório da universidade, em Belém, e poderá beneficiar os 4 milhões de brasileiros que hoje não têm acesso à energia.
A elaboração do trabalho dos pesquisadores da UFPA acontece na estrutura do projeto Supercapacitores, que obteve o primeiro lugar do prêmio O Setor Elétrico, na categoria inovação e tecnologia. O estudo propõe uma estratégia de gerenciamento de energia para um sistema fotovoltaico híbrido, a partir do armazenamento de energia feito por bateria e bancos de supercapacitores para uma microrrede – rede local de distribuição e consumo de energia elétrica que pode operar autônoma e isoladamente do sistema de distribuição da concessionária, de forma a manter o fornecimento de energia local.
O pesquisador e coordenador do projeto, Thiago Mota Soares, destacou que um ponto inovador do sistema é o desenvolvimento de um conversor eletrônico que faz o armazenamento e despacho da energia. Esse gerenciamento será feito por meio de um algoritmo, em fase de aprimoramento.
“Também estamos desenvolvendo um software para fazer a gestão do processo de geração de energia, armazenamento e despacho para a rede elétrica”, explicou. “Ao mesmo tempo, serão gerados, em tempo real, dados da medição das operações e projeção de cenários. Assim, o software atuará como um simulador para evitar a possibilidade de falhas no sistema”, acrescentou Soares.
Deixe seu comentário