YPFB VAI REDUZIR ENTREGA DE GÁS NATURAL PARA PETROBRÁS EM 10 MILHÕES DE M³ POR DIA
A Petrobrás assinou hoje (6) um novo aditivo ao contrato de suprimento de gás natural que detém com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPFB), da Bolívia. O novo acerto entre as empresas prevê a redução da obrigação de fornecimento da companhia boliviana para a brasileira, saindo dos atuais 30,08 milhões m³/dia para 20 milhões m³/dia.
O aditivo se refere ao volume de gás contratado em 1999, no início da operação do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), e que ainda não foi retirado pela Petrobrás. Essa quantidade de combustível que deixará de repassada à Petrobrás poderá ser comercializada diretamente pela YPFB com outros agentes do mercado no Brasil.
A medida faz parte do compromisso da Petrobrás para reduzir sua dominância no mercado nacional de gás natural e conclui também um dos termos previstos no Termo de Cessação de Conduta (TCC) assinado pela estatal com o CADE. “A celebração deste aditivo ratifica o compromisso da Petrobrás com a abertura do mercado brasileiro de gás natural, estimulando sua concorrência ao incentivar a entrada de novos agentes”, disse a companhia.
Isso não e boa ideia, porque os lucros destes 10 milhões m3 diário irão para o exterior.. seria plausível se fosse empresas 100 % brasileiras que conseguissem comercializar este volume ficando aqui todo o lucro obtido