PETROBRÁS AINDA NÃO DEFINIU METAS DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS PARA 2012
Não há metas de produção de petróleo e gás definidas para o Brasil e exterior para este ano. A afirmação veio de Almir Barbassa, diretor financeiro e de relação com investidores da Petrobrás. Em resposta aos resultados da estatal no primeiro trimestre do ano, ele disse que os ativos estão sendo reavaliados. Entre as regiões está a bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Segundo o diretor, as atividades no campo de Frade deverão voltar o quanto antes possível.
Barbassa considerou o crescimento da demanda do setor termelétrico como precursor para o aumento das vendas de gás natural, que subiram 12%. As vendas aumentaram de 6,3 milhões metros cúbicos por dia para 11,4 milhões metros cúbicos por dia. O diretor financeiro afirmou que a produção nacional de gás supriu a demanda adicional, melhorando as margens de comercialização na área.
Com a expansão em 10% da oferta de gás natural, o alcance foi de 69,5 milhões de metros cúbicos/dia. A parcela nacional de 35,4 milhões de m³/dia foi para 42,6 milhões de m³/dia, sendo o restante do volume correspondente à importação do gás boliviano e de GNL.
Quer dizer que a Petrobrás vai continuar a queima de gás, mesmo com o interesse manifestado por vários grupos, já com projetos de regaseificação e aproveitamento em UTEs?
Está fazendo falta a presença do ex-presidente Lula dentro do governo. Espero que a presidenta da Petrobrás tenha o dinamismo suficiente para dar andamento urgente em assuntos como esse do aproveitamento do gás.