PETROBRÁS ALCANÇOU NOVO RECORDE ANUAL DE CAPTURA, USO E ARMAZENAMENTO DE CO2

sede-petrobrasA Petrobrás anunciou que conseguiu um novo recorde de captura, uso e armazenamento geológico de CO2 (Carbon Capture, Utilization and Storage, no inglês – CCUS) em 2022. Ao todo, a empresa atingiu a marca de 10,6 milhões de toneladas reinjetadas (equivalente a 5,8 bilhões de m3 de CO2). A petroleira detalhou ainda que essa parcela corresponde a 27% em volume do total de gás reinjetado em seus campos do pré-sal – e a cerca de 25% do total de CO2 injetado pela indústria global no ano passado.

Um grupo de 21 plataformas da companhia que produzem no pré-sal da Bacia de Santos operadas pela Petrobrás incorporam a tecnologia de CCUS associada à recuperação avançada de petróleo. “Ao reinjetar o gás no reservatório, aumenta-se a eficiência da produção e reduz-se a intensidade de emissões de GEE, medida em emissões por barril produzido. Com isso, o objetivo é buscar uma operação com baixo custo e baixo carbono, garantindo a competitividade do projeto”, explicou a empresa.

Em escala global, a tecnologia de CCUS apresenta papel crucial para o futuro de baixo carbono, reconhecida por especialistas do mundo inteiro como solução imprescindível para o enfrentamento do aquecimento global. A Agência Internacional de Energia (AIE), por exemplo, em seu relatório “Net Zero by 2050 (IEA, 2021), destaca que o CCUS é um dos principais viabilizadores para se alcançar o chamado Net Zero (zero emissões líquidas de carbono) em 2050.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of