PETROBRÁS ANUNCIA MEDIDAS PARA GARANTIR ABASTECIMENTO DE PETRÓLEO, GÁS E GLP NA REGIÃO NORTE EM MEIO À SECA HISTÓRICA
A Petrobrás e sua subsidiária Transpetro estão implementando um plano de contingência para garantir o escoamento de petróleo, gás natural e GLP (gás de cozinha) aos mercados da região Norte, que enfrenta uma das maiores secas de sua história. Essas ações integram a Operação Codajás, realizada anualmente pelas duas empresas durante o período de vazante dos rios. Com base na experiência adquirida em 2023, foram promovidas, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, várias reuniões com órgãos públicos, produtores, operadores e distribuidores para adotar medidas preventivas e encontrar soluções para o período de estiagem na região.
De acordo com a petroleira, apesar do agravamento das condições neste ano, não há impactos no fornecimento de GLP para os clientes (distribuidoras e a Refinaria de Manaus), nem na produção de petróleo ou no suprimento de derivados. O GLP produzido na região de Urucu (AM) está sendo transportado por barcaças nas áreas mais críticas do rio Solimões. Por serem menores, essas embarcações conseguem atravessar os pontos de menor profundidade, garantindo o escoamento do produto. Após isso, o GLP é transferido para navios maiores, com capacidade de 3.500 toneladas.
Dois navios gaseiros estão ancorados em Coari (AM) e podem ser usados, se necessário, para armazenar GLP. Juntos, eles têm capacidade de armazenar cerca de 14 mil toneladas, o equivalente a 30 dias de fornecimento. Essa medida reduz o risco de interrupção na produção de GLP de Urucu, que é associado à produção de petróleo e gás natural. O escoamento de petróleo de Urucu continua ocorrendo normalmente, sendo transferido para navios em Manaus ou Itacoatiara, e de lá segue por cabotagem.
Todas essas ações estão sendo comunicadas nas reuniões do Grupo de Crise, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, que reúne instituições governamentais e a sociedade civil para mitigar os efeitos da severa estiagem na região Norte.
Deixe seu comentário