PETROBRÁS ANUNCIA OBRA PARA MUDAR TRAÇADO DE DUTO EM SÃO PAULO E REVELA QUEDA NO NÚMERO DE FURTOS EM SUA MALHA | Petronotícias




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PETROBRÁS ANUNCIA OBRA PARA MUDAR TRAÇADO DE DUTO EM SÃO PAULO E REVELA QUEDA NO NÚMERO DE FURTOS EM SUA MALHA

O presidente do IBP, Roberto Ardenghy, e o diretor de comercialização e logística da Petrobrás,

O presidente do IBP, Roberto Ardenghy, e o diretor de comercialização e logística da Petrobrás, Claudio Schlosser

Novidades da Petrobrás neste primeiro dia de Rio Pipeline 2023. O diretor de logística e comercialização da companhia, Claudio Schlosser, anunciou durante o evento os novos planos da estatal para a área de dutos. Em uma mudança de postura na comparação com anos anteriores, Schlosser ressaltou que a questão logística passa a ganhar mais peso nas operações da companhia. Nesse sentido, a Petrobrás acaba de concluir a escolha de um novo traçado para o sistema dutoviário de OBATI, que interliga-se com o o oleoduto OSBAT, em direção a Santos (SP). No trajeto atual, a linha passa por muitas comunidades. A ideia da Petrobrás é alterar essa rota para evitar riscos aos moradores dessa região.

Já fizemos a definição desse novo traçado e vamos iniciar o mais rápido possível a construção desse novo duto. A previsão inicial [para inauguração] desse duto é 2030. Mas nós estamos trabalhando para que tenha uma antecipação desse investimento”, disse o executivo. Esse novo trajeto vai acontecer utilizando a interligação entre REPLAN e REVAP. É um novo traçado, completamente diferente, retirando a linha da região metropolitana de São Paulo, garantindo mais segurança e confiabilidade para esse duto”, acrescentou. 

DSC_0013A definição do traçado aconteceu há cerca de um mês e a Petrobrás está agora na fase de levantamento do custo total da obra. O duto vai transportar diesel, gasolina e produtos claros em direção ao porto de Santos.

O executivo revelou ainda que a Petrobrás conseguiu avançar consideravelmente no combate às ações de furto de combustíveis em sua malha de dutos. Segundo Schlosser, até 2018, a companhia registrava entre 260 e 300 eventos de derivações clandestinas por ano. “Nós começamos um trabalho extremamente importante com todas as autoridades, conduzido pela nossa subsidiária Transpetro. Esses números estão reduzindo gradativamente. Só para se ter ideia, neste ano, tivemos 14 eventos de derivação clandestina”, contou. “Parece pouco, mas ainda é muito. Porque o risco que nós temos na trepanação e na possibilidade de um acidente é muito grave”, emendou.

Por fim, o diretor afirmou ainda que com a mudança na direção estratégica da Petrobrás, o posicionamento da empresa em relação à malha de dutos também foi alterado. “Quando você deixa de desinvestir, o aspecto da logística passa a  ser um diferencial competitivo extremamente relevante para a estratégia da Petrobrás. Na estratégia anterior, basicamente o que você teria era uma Petrobrás do Sudeste. Mas com a mudança, a logística passa a ser um fator relevante. Existe um aumento do apetite para a questão logística, porque passa a ser uma vantagem competitiva da companhia, olhando de uma forma integrada agora”, afirmou.

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Ralfo Penteado
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Ralfo Penteado

Não sei bem do que se trata mas não faz mais que a obrigação, aliás para qualquer empresa concedida a operar no país. Da Rede Globo até a Vivo. Por outro lado o gás Boliviano é caro, o GNL e em moeda forte. O gás do país permanece gloriosamente no subsolo ou queimado ou injetado. Importações desnecessárias e a subjugação do país, SEM INVESTIMENTO a um cartel importador. Por outro lado a esculhambação da petroquímica que é o futuro e fineza do petróleo da no mesmo. É claro que o mercado do Chicago Guedes boy também nada fez. Tributos excessivos… Read more »

Fredy Lima
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Fredy Lima

Ralfo Penteado, como comentar sobre o que não conhece?!
Verdadeiro PNCU!

André Luiz
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André Luiz

Só balela. Questão logística, kkkkkkkk
Grande coisa a Petrobrás faz. Aliás, não faz mais do que a obrigação. E tem mais, se está sendo obrigada a mudar o traçado do duto é por que teve e tem muitos erros. Poderia ser um duto novo. Mas não, só vai substituir um que já existe e por causa de erros precisa ser substituído.

Antonio
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Antonio

Realmente o assunto é bem abrangente, são muitos aspectos a considerar, não se analisa em poucas linhas, mas partir do pré julgamento de que outra pessoa nada sabe é muita empáfia e concluo dizendo que respeito é urbanidade faz parte das pessoas cultas e educadas…

Mauro Esteves
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Mauro Esteves

Com certeza Antonio. O processo é complexo e de dificil execução. Parabéns a Petrobrás pela iniciativa, sem contar que sistema dutoviário chegou antes das comunidades…e como citado no texto , “trepanação” é um processo extremamente técnico e complexo. Incrível é pessoal entrar para discutir sem saber do que se trata.